segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

“A Rede Social” - Comentário à Banda Sonora - por Clube de Leitura

No dia 16 de Janeiro de 2012, a Biblioteca Escolar propôs-nos o visionamento do filme “A Rede Social” - “The Social Network”, criado pelo realizador norte-americano David Fincher, que é considerado pela crítica um dos melhores cineastas da atualidade. Este filme teve oito nomeações para os Óscares, ganhando três deles. Esta sessão do Clube de Leitura deixou-nos bastante motivados e, de certa forma, reforçou os nossos laços com a tecnologia.
Agradecemos à nossa Biblioteca Escolar o momento que nos proporcionou.
O nosso grupo de trabalho gostou muito do filme e optou por comentar a brilhante banda sonora, da autoria de Trent Reznor e Atticus Ross. Consideramos que os dois músicos fizeram uma boa parceria e o Óscar para melhor banda sonora foi, sem dúvida merecido. A música é instrumental e tem uma forte presença ao longo de todo o filme, ajudando na criação de ambientes e levando o público a envolver-se e, até a emocionar-se. Quando se trata de uma cena mais forte e mais dramática, a música é também mais forte, e de uma forma crescente acentua-se nas pausas das falas das personagens. Do que se refere é exemplo o tema “Violation of Harvard Law”.
Para saberem do que estamos a falar e ouvir um exemplo desta bela banda sonora, cliquem aqui.



Para além da banda sonora, gostamos muito do desempenho do ator de 29 anos Andrew Garfield, que interpretou o papel de Eduardo Saverin. Este jovem teve um papel bastante significante na história da rede social Facebook, tendo sido um dos seus fundadores. Achamos que representou muito bem a personagem de “traído” pelo seu melhor amigo Mark Zucherberg (Jesse Einsenberg), que retirou o seu nome do projeto e os conduziu a uma batalha nos tribunais. Vejam e ouçam a entrevista disponível na página oficial do filme “The Social Network":


Para verem a página oficial cliquem aqui.

Clube de Leitura
Joana Cunha
Natércia Torres
9.ºC